https://ooraculodeclio.blogspot.com/2019/11/4-metodo-delfos.html
4-MÉTODO DELFOS
As principais técnicas para um administrador "prever" o futuro são:
1. Análise de séries temporais
2. Projeções derivadas
3. Relações causais
4. Pesquisas de opinião e atitudes
5. Método Delfos
1. Análise de séries temporais: consiste em identificar os dados que se repetiram no passado em determinado período, por meio de gráficos. Assim, faz-se projeções, por exemplo: mês em que há mais casamentos, nascimentos ou vendas de veículos.
É possível fazer projeções para 10 anos tomando por base a década passada, podendo-se afirmar qual será o gosto musical de tal país, distribuição de religiões ou composições etárias. Como muitas projeções não se confirmam, esse não é o mais indicado.
2. Projeções derivadas: consiste em identificar associações entre duas variáveis, como aumento de renda populacional e elevação na venda de alguns produtos, acidentes de trânsito e as horas do dia e regiões.
Serve para planejamento sobre policiamento nas ruas, feiras de móveis ou produtos que devem ser expostos num supermercado.
3. Relações causais: consiste em identificar regularidades de comportamento, ou o que provoca determinado acontecimento. Põe exemplo: a cada 10 clientes que adentram a loja 2 compram.
Pode o gerente de vendas, portanto, planejar 10 contatos para efetuar 2 vendas.
4. Pesquisas de opinião e atitudes: consiste em identificar tendências do presente e fazer projeções por meio de indicadores de julgamento. Têm alta probabilidade de acerto.
Como exemplo, a pesquisa eleitoral.
5. Método Delfos: Pesquisa de opinião com um grupo de especialistas num determinado assunto em que são realizadas várias rodadas. A cada nova rodada eles são informados do resultado anterior.
É usado com bastante frequência para previsões tecnológicas.
Esse método se chama Delfos em homenagem à cidade onde ficava o oráculo de Apolo, deus sol da mitologia grega, que tinha por característica prever o futuro. Por essa razão, o santuário da cidade de Delfos era o mais visitado.
Aroldo Historiador
Trabalho da faculdade de Administração em 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário