79-BIG HEAD: O VERDADEIRO "MÁSKARA"
INTRODUÇÃO:
Bom, para começo, este nome "Máskara" foi uma forma abrasileirada de não traduzir "The Mask", que ficaria exatamente "a máscara", e ficaria estranho um cara chamado "A Máscara" no nosso país; por isso, é um erro proposital que deu originalidade ao personagem, diferente de "Coringa", que significa "pessoa feia", "vela triangular de barco", o "Coringa", de "Joker", que deveria ser "Curinga", pela sua popularidade muito grande fez e faz ainda o próprio Google errar em seu tradutor, mas este não é um erro proposital como acontece com o personagem "O Máskara", "Coringa", referindo-se a "Curinga" é um erro de analfabetismo mesmo, puro e simples, como por exemplo em algumas revistas em quadrinhos que trazem a expressão "cumequié", falado pelo Spider-Man, pelo Dare Devil e vários outros. "Cumequié" é um erro mais grave ainda do que coringa dito como Curinga e "Máskara", um enorme erro ortográfico.
Pois bem, não estamos aqui para falar de erros ortográficos, mas de uma grande transformação de um digamos "vilão" em herói, ou no termo mais usual atualmente, o "anti-herói". O Máskara passou de macabro a um bonzinho zombeteiro que ainda caminha entre o crime e boa ação de herói.
Que tal, então, conhecermos o verdadeiro ser por trás da verde máscara?
1: TRADUÇÃO DE BIG HEAD PARA O PORTUGUÊS:
Traduzindo o termo Big Head para o Português-Brasil pelo Google tradutor temos que a expressão vinda ao pé da letra é "Grande Cabeça", logo, ficaria numa tradução ainda literal "Cabeça Grande" ou simplesmente "Cabeção".
Mudar para "Mask" foi uma forma inteligente de deixar o personagem mais popular, menos agressivo e na tradução por "O Máskara" foi outra grande jogada comercial atraente e original no Brasil.
2: A MÁSCARA :
Origem:
A máscara é uma máscara vudu da África, era mais humana, com nariz e boca feita com pedaços de jade.
Benefícios:
1-Superpoderes de criar e transformar tudo em arma ou outros objetos;
2-Regeneração acelerada;
3-Anestesiar a dor.
1-Superpoderes de criar e transformar tudo em arma ou outros objetos;
2-Regeneração acelerada;
3-Anestesiar a dor.
Efeitos colaterais:
1-O usuário da máscara fica extremamente violento;
2_ Insanidade.
1-O usuário da máscara fica extremamente violento;
2_ Insanidade.
Remodulação:
1: A máscara passou a ser uma máscara de origem celta, do deus Loki, deus celta da loucura e do fogo; foi uma das mudanças do HQ para o filme que ficou no novo desenho animado e no novo filme "O filho do Máskara" e no filme "um maluco sem a máscara" ou "um debiloide sem a máscara", (no original: "Rubber Face", ao pé da letra: Borracha Face ou "Cara de borracha")
2: A máscara passa a ser de madeira, com poucos detalhes, buracos na boca e nos olhos e uma peça de metal no lugar do nariz.
3: CROSSOVERS:
O termo crossover, significação:
O termo Crossover, grosso modo significa misturar, no caso de quadrinhos seria misturar personagens de HQs diferentes que a princípio não tem nenhuma relação entre si.
Crossovers mais populares:
Há vários crossovers com o personagem Big Head, os mais famosos são com os personagens "Lobo" e "Joker", o Curinga do Batman, que erroneamente é traduzido como "Coringa".
4: O EFEITO JIM CARREY:
Agora, a pergunta que não quer calar: por que Big Head mudou para "O Máskara", deixando de ser vilão para ser um anti-herói engraçadíssimo, tão engraçado que foi feita uma versão de desenho e ainda outros filmes baseado no filme "The Mask"?
Como o cara escolhido para o papel era muito talentoso, sobretudo na comédia, seria um desperdício usá-lo num personagem tão sombrio, então, para o Jim Carrey, o Big Head foi recriado para que o ator pudesse fazê-lo com a perfeição que foi no cinema, e foi um grande sucesso que ainda hoje tem fãs.
5: O MÁSKARA NO CARNAVAL BRASILEIRO, ENTRE OS VILÕES:
O Carnavalesco da "Portela", desfilou na "Belford Roxo" vestido de Máskara ao mesmo tempo em que fez seu amigo Moisés Carvalho , da ala azul e branco da "Madureira", empunhando um cartaz com a frase "Moisés é o cara", o convite foi feito por Wagner Gonçalvez da "Inocentes", que fez na avenida um desfile de vilões, dentre os quais estava o personagem do filme "V de Vingança", também adotado, após o sucesso do filme, pelo grupo hacker "anonymous", que antes não tinha rosto algum com o qual se identificar, aí a máscara serviu perfeitamente para eles.
Novamente, quando visto como vilão, o Máskara acabou sendo herói num crossover carnavalesco da vida real.
6: COMO FOI FEITA A MAQUIAGEM DE JIM CARREY?
E agora, para fechar o artigo com chave de ouro, será respondia a pergunta que acredito que muita gente tenha em mente: "como aquela máscara foi feita?".
Pois bem. foi assim:
Os dentes da máscara: Os dentes da máscara foram postos no manequim de experimento, mas o ator Jim Carrey os achou engraçados e resolveu interpretar com ele, uma coisa que não estava nos planos e ele teve que ensaiar mais tempo todas as falas com os dentes, que acabaram ficando característicos do personagem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O Máskara não foi o único nem foi o último personagem a ser modificado nos cinemas, geralmente é uma coisa que irrita muito os fãs, talvez irrite um pouco os fãs saber que o anti-herói é de fato um vilão que foi remodelado, mas para aqueles que gostam de ver a etimologia, saber a origem das coisas como foram de fato, acredito que este artigo os aguçará bastante a vontade de pesquisa.
E para aqueles que não conheciam ainda o personagem de forma alguma, acredito que fique a curiosidade em ver as duas formas, e será bastante válida a forma a que Jim Carrey deu vida; é um ator brilhante, uma estrela ascendente nas telonas de Hollywood.
Aroldo Historiador
18/07/2017
http://freingz.com.br/2016/09/09/maskara-alemdastelas/
https://filmow.com/listas/jim-carrey-l46130/
http://sambarazzo.com.br/site/tag/inocentes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Crossover_(fic%C3%A7%C3%A3o)
http://sambarazzo.com.br/site/tag/porto-da-pedra
http://sambarazzo.com.br/site/e-ai-noticias/o-maskara-paulo-barros-vai-desfilar-fantasiado-do-personagem
ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário