quarta-feira, 6 de novembro de 2019

71-A MÔNICA É UM PLÁGIO DA LULUZINHA

Resumo:

Foi mostrado, neste artigo, que a Turma da Mônica é um plágio da Turma da Luluzinha. Sendo que a personagem principal Luluzinha e a secundária Aninha juntas formam as principais características da personagem principal Mônica, que começou como secundária do Cebolinha. 

O cabelo, os dentes, a roupa da personagem Mônica são da personagem Aninha, com a cor da roupa da Luluzinha e seu gênio. Os personagens Cebolinha e Cascão são carecas como o personagem Carequinha, mas a fome fica apenas para Magali. 

Um fato curioso é que os sapatos usados em Luluzinha ficam apenas com Cebolinha enquanto todos os demais personagens andam descalços mas com pés em formato de sapato.

Palavras-chave: Luluzinha, Mônica, Carequinha, Cascão, Magali, Cebolinha, Mônica Jovem, Luluzinha Jovem.

Introdução:

Para começar vamos mostrar um pequeno histórico da Turma da Luluzinha e da Turma da Mônica. Inicialmente um texto chamado "da Luluzinha e do Bolinha", seguido de "10 FATOS QUE VOCÊ POSSIVELMENTE NUNCA REPAROU NA TURMA DA MÔNICA", "Os nomes dos personagens de Mauricio de Sousa " e "Turma da Mônica".

Daí, o título ser "TURMA DA LULUZINHA E 11 CURIOSIDADES SOBRE A TURMA DA MÔNICA", por que falta a 11ª e principal curiosidade que não se repara normalmente; a Mônica é um plágio da Luluzinha.  

Inclusive o fato de o Cebolinha que sempre arma, assim como o Bolinha, são os mesmos que fazem par romântico na Luluzinha adolescente e na Mônica adolescente. 

Algumas imagens da Turma da Luluzinha e da Turma da Mônica:

Seguem aqui umas imagens claras para mostrar facilmente o plágio logo de cara.
  1. Os sapatos do Cebolinha são os mesmos da Aninha, Lulu e Bolinha
  2. As roupas da Magali e da Mônica são as mesmas da Lulu e Aninha
  3. Os dentes grandes da Aninha e o cabelo da mesma são semelhantes ao cabelo e dentes da Mônica
   


Capítulo 1: LULUZINHA, MÔNICA E AS PRINCIPAIS CARATERÍSTICAS DO PLÁGIO

Aqui trazemos um artigo explicando quem é a Luluzinha e a sua turma, desde o começo, mostrando todos os personagens. Uma coisa que só percebi agora em 2019, e eu mesmo me espantei de nunca ter reparado que o nome do personagem antagonista de Luluzinha é plagiado na cara dura na "Turma da Mônica", sendo o personagem de Maurício de Sousa se chama Cebolinha, o que significa que ele pegou "Bolina" e acrescentou o "Ce", ficando CeBolinha e daí que deve ter nascido diretamente a ideia de cabelo espetado, usando a mesma roupa do bolinha só que sendo magro e tendo a cor da roupa do personagem Juca.

Os cabelos espetados do Bolinha permanecem também em cebolinha, só que o Cebolinha ficou careca, a lá Carequinha, e os 3 fiapos ficaram 5 e grossos e espelhados pela cabeça toda.

Magali herdou a fome exagerada do Carequinha e Mônica herdou os dentes e o ar de zangada de Aninha. Ambas herdaram também o cabelo espetado de Bolinha, assim como o personagem-plágio Cebolinha.

Na versão adolescente, Mônica namora o Cebolinha, que passa a ser chamado apenas Cebola; o mesmo acontece com Lulu e Bolinha.

Primeiramente, vamos mostrar quem é Luluzinha e quem é a sua turma:


Era uma das minhas BD's preferidas enquanto criança, apesar do aspecto anacrônico das suas personagens e de tudo ser passado numa época antiga, as aventuras da Luluzinha e do Bolinha eram bem divertidas, e faziam com que quisesse sempre ler mais e mais.

Luluzinha e Bolinha faziam parte da quantidade industrial de quadrinhos infantis que a Editora Abril colocava nas bancas nos anos 80, e que nós tivemos a sorte de receber por cá também, existindo tanto em revista mensal como em almanaque ocasional. Quem não se lembra do lema “Menina, não entra!”?

Little Lulu (a Luluzinha) foi criada em 1935 por Marjorie Henderson Buell para umas tiras de jornais no Saturday Evening Post, sendo publicadas até 1945. A rapariga de cachos no cabelo e vestidinho vermelho é acompanhada pelo seu colega gordinho Tubby Tompkins, mais conhecido por nós como Bolinha. Ambos estrelaram alguns álbuns juntos ou separados, até começar a ser publicada uma revista regular com argumento e arte de John Stanley.

Irving Tripp entrou a bordo alguns anos depois, tratando da arte e deixando o argumento a cargo de Stanley. Irving começou a fugir do estilo artístico de Marjorie e a deixar o seu cunho na personagem, os próximos 2 artistas ficaram mais perto desta encarnação de Luluzinha do que da sua versão original. O sucesso da personagem originou também a criação de desenhos animados, com uma música de genérico que todos ainda se recordam com saudade e que marcou uma geração.

Os primeiros desenhos foram nos anos 40 e 50 mas foi a série tipo Anime que muitos de nós conheceram, a que foi produzida entre 1976 e 1977 pela Nippon Animation. Essa versão teve direito a dobragem no Brasil e foi a que também vimos por cá em alguns episódios esporádicos na RTP.

A forma de vestir das personagens e o seu modo de vida não deixa dúvidas em relação à antiguidade da coisa, aquilo tudo reportava aos anos 40 e 50, mas mesmo assim as personagens continuaram a fazer sucesso muitos anos depois.


No Brasil começaram a ser publicados pela editora Cruzeiro em 1955, e foram distribuídos até 1972 onde os direitos passaram para a Editora Abril que começou a editar as revistas em 1973 e com o mesmo sucesso da Cruzeiro com o público a continuar a comprar avidamente as suas aventuras.

Era uma fase de ouro da editora, podíamos comprar nas bancas todo o tipo de publicação infantil, e esta turma era das que mais sucesso fazia, chegando a ter mais de 4 revistas só com estas personagens. Luluzinha, Bolinha, Almanaque da Luluzinha, Almanaque da Luluzinha e do Bolinha, Luluzinha e Bolinha Especial fora edições ocasionais como as que se dedicavam ao Bolinha e ao seu alter-ego Aranha.

Eu adorava ver o Bolinha e suas ideias estapafúrdias, ele como Aranha tinha sempre aventuras muito divertidas para tentar descobrir o culpado, que era quase sempre o pai de Lulu. A sua paixão não correspondida pela Glória também dava alguns bons momentos, para mais quando todos percebiam que ele e a Luluzinha sentiam “algo” um pelo outro.

Para além das revistas da editora Abril, chegou a haver um álbum de figurinhas (caderneta de cromos) da RGE -Rio Gráfica Editora, e inclusive uma música pela dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos onde cantavam uma historinha com as personagens.

Eis o grupo que constituía a turminha:

Bolinha - ("Tubby Tompkins") líder do grupo de meninos que têm como lema de seu clube a frase: Menina não entra! Personagem que todos gostam porque está sempre metido em problemas. Gosta também de vestir a pele do detective Aranha.

Carequinha ("Iggy Inch") é o melhor amigo do Bolinha, tenta sempre evitar (sem sucesso) que este se meta em problemas e está sempre a discutir com a sua irmã Aninha.

Zeca - ("Eddie Simson") e Juca - ("Willy Wilkins") são os outros integrantes da turma do Bolinha;

Aninha - ("Annie Inch" ou "Magee") Com um cabelo bem espetadinho é a melhor amiga de Luluzinha e está sempre do lado dela.

Plínio Raposo - ("Wilbur Van Snobbe") O maior rival de Bolinha, quer sempre entrar para o clube mas nunca consegue apesar de ser o menino mais rico da turma. Também é apaixonado por Glória.

Glória - ("Gloria Darling") Menina snobe da turma, sempre é perseguida pelos outros garotos;

Carlinhos - ("Chubby (Tompkins?)") Primo do Bolinha, é a clássica personagem que é quase clone da principal, só que menor. Sempre se mete em confusões e chega a ser rival do detective Aranha.

Alvinho - ("Alvin James" ou "Jones") é um pequeno menino a quem Luluzinha toma conta, o que dá algum trabalho já que é mal comportado e muito enérgico. Só sossega quando ela conta umas histórias que cria só para ele.

Dona Marocas - ("Miss Feeny") a professora da escola da Turma da Luluzinha;

Dona Marta Palhares - ("Martha Moppet") mãe de Luluzinha;

Seu Jorge Palhares - ("George Moppet") pai da Luluzinha;

Aranha - ("The Spider") apelido usado por Bolinha quando atua como detective procurando coisas perdidas para Luluzinha. O culpado era sempre o seu pai. Tem como lema "O aranha ataca novamente".

Mino - ("Sammi") amigo marciano do Bolinha;

Fifi - amiga da Lulu que mora em Paris;

Pobre Menininha - versão pobre da Luluzinha, geralmente aparece nas histórias contadas para Alvinho;

Bruxa Alcéia - ("Ol' Witch Hazel") tia da Bruxa Meméia ("Little Itch"), aparece nas histórias que Luluzinha conta para Alvinho;

Turma da Zona Norte - ("The Westside Boys") liderada por Zico, é a gangue de meninos que atazanam a turma.


As histórias eram sempre simples, mas envolviam os vários elementos da turma dando a conhecer os amigos todos, algo que nem sempre acontecia nas outras revistas infantis, talvez uma das razões do pessoal gostar disto.

A tensão romântica entre Luluzinha e Bolinha era sempre deixada umas vezes no ar, nunca exageraram na abordagem e até era feito de forma muito subtil, no entanto em algumas histórias percebia-se bem isso.

Comprava quase todos, e ao contrário de algumas outras revistas da época, continuo a ler e a querer ler mais histórias deste divertido grupo de amigos.(...)"


Agora, pode-se notar que, Mônica não era a personagem principal, só virou em 1970, assim como Aninha também não é a principal, mas a Mônica fica com a cor vermelha do vestido da Lulu:

Os nomes dos personagens de Mauricio de Sousa 
por LUCAS 

Hoje é aniversário de Mauricio de Sousa, e o fantástico criador dos personagens de quadrinhos mais conhecidos do país completa 77 primaveras muito bem vividas.

E para comemorar essa data especial, vamos presentear o leitor do Quadro a Quadro com uma revelação inusitada e pouco conhecida pelos leitores da turminha, os verdadeiros nomes dos personagens ou em alguns casos, seus nomes completos.

Portanto conheçam agora verdadeiramente os personagens criados pelo Mauricio, e Feliz Aniversário Mestre!

Mônica Sousa


Essa foi fácil! A baixinha, dentuça e gordinha mais charmosa do Bairro do Limoeiro é a que provavelmente todo mundo já conhecia. Criada em 1963 nas tiras do Cebolinha como personagem coadjuvante, a dentucinha logo ganhou espaço, se tornando a personagem principal e ganhando título próprio em 1970. De lá para cá, tudo que o Cebolinha mais quer é voltar a ser o dono da "Lua".

Filha de Dona Luisa Moreira Fernandes e Seu Luís Rodolfo Castro de Sousa "Seu Sousa"


Cebolácio Júnior Menezes da Silva "Cebolinha"


Essa nós duvidamos que você, amigo leitor, sabia… O menino implicante, que fala "elado", que quer ser dono da "Lua" e tem uma estranha mania de dar nós na orelha do Sansão (coelho de pelúcia da baixinha… quer dizer, da Mônica) foi criado em 1960 e ganhou seu apelido devido ao formato dos seus cabelos.

Filho de Dona Maria Cebolácia Martins Carneiro "Dona Cebola" e Seu Cebolácio Cogumélio da Silva "Seu Cebola". Possui uma irmã caçula, a Maria Cebolácia Martins da Silva Filha "Maria Cebolinha". Durante o período em que era publicado em tirinhas de jornais, Cebolinha teve um irmão caçula, que sem explicação foi retirado das histórias do personagem, mas durante um período, Salson Martins da Silva "Salsinha" 

Magali Fernandes de Lima



Agora nem foi tão difícil assim. Criada em 1963, a personagem meiga, delicada (talvez não tanto, quando o assunto é comida) e comilona é a melhor amiga da Mônica. Na primeira aparição, usava camisa e saia verde, mas foi com o vestidinho amarelo que utiliza sempre que a personagem ficou mundialmente conhecida.

Quem sustenta do apetite voraz da Magali é sua mãe Dona Linaura Coelho Fernandes "Lina" e Seu Carlos Paulo de Lima Moraes, que possui dois apelidos, Carlitos ou Paulinho

Cássio Marques de Araújo "Cascão"


Por essa ninguém esperava. O sujinho mais famoso do mundo foi criado em 1961. Dizem que o Cascão tem os cabelos loiros, mas nos quadrinhos só aparecem pretos por causa da sujeira, porém este fato foi desconsiderado na versão jovem do personagem, já que mesmo com um certo temor pela água, Cascão toma banho e contudo seu cabelo nunca apareceu loiro.

O corinthiano é filho de Seu Antenor Cordeiro de Araújo e Dona Lurdes Pereira Marques "Lurdinha". Enquanto a mãe, obcecada por limpeza, vive implicando com o fato do filho não tomar banho, Seu Antenor é o verdadeiro parceiro do filho, sempre se envolve nas brincadeiras e acredita que quando a hora chegar, o menino vai criar coragem e tomar banho.
Francisco Antonio Felício Bento "Chico Bento"


Devido ao "Chico" suspeitamos que muita gente imaginava que o nome dele era Francisco, mas quantas pessoas podem dizer que sabiam todo o nome do caipira mais romântico dos quadrinhos? Chico Bento foi criado em 1963 nas tirinhas do Hiro e Zé da Roça, que na época se chamavam Hiroshi e Zezinho, e só ganhou título próprio em 1982. Um típico caipira brasileiro, Chico é filho de Antônio Francisco Bento "Nhô Tonico Bento" e Dona Cotinha.

Tem na figura da avó paterna, Vó Dita, uma verdadeira contadora de histórias, responsável por povoar a cabeça do Chico e da Turma com histórias sobre o folclore brasileiro.

Personagens secundários

Mauricio de Sousa tem uma infinidade de personagens, agora vamos apresentar alguns dos personagens mais conhecidos.

Franjoão Dinho Paiva "Franjinha"


Franjinha foi criado em 1959 junto com seu inseparável cãozinho Bidu.

Xavier Lorota Diniz "Xaveco"



Bastante criativo, inteligente e com imaginação muito fértil, Xaveco é o único personagem da turminha a ter os pais separados.

Licurgo Orival Umbelino Cafiaspirino de Oliveira "Louco"

Licurgo ou Louco como é mais conhecido, é capaz de realizar as coisas mais absurdas e vive a atazanar a vida do Cenourinha, ops… Cebolinha.

Luís Mauro Hiromashi Fagundes "Do Contra"


Criado em 1994, inspirado em Mauro, filho caçula de Mauricio de Sousa, sempre tenta fazer as coisas ao contrário do que é convencional. Um dos personagens mais bacana da turminha e que merece um gibi só seu! Fica atento Mauricio!

Nimbus Hiromashi Fagundes Filho



Irmão do "Do Contra", foi criado em 1994 também inspirado no caçula de Maurício. Como o Cascão, possui medo de chuva e raios, contudo, não tem medo de água, fazendo sua higiene pessoal sempre. Nimbus gosta de realizar mágicas, o que o coloca em algumas enrascadas, as vezes…

Maria Cassandra "Cascuda"


Namorada do Cascão, é meio sujinha como ele, mas vive implicando com o medo irracional que ele tem de água e sonha com o dia em que ele ficará limpo. Até isso acontecer, ela toma banho de vez enquando, o que não agrada em nada o namorado.

Ângelo Ceolino "Anjinho"


Um anjo de verdade, que desceu do céu para tomar conta da criançada no Bairro do Limoeiro. Tenta a todo custo evitar que se machuquem e seu maior desespero é quando os meninos aprontam com a Mônica, pois as vezes as coelhadas sobram até para ele. Em Turma da Mônica Jovem, modificou o seu nome para "Céu Boy", porém depois foi rebatizado de Ângelo.

Rosa Pontes da Silva "Rosinha"

Rosinha foi criada em 1964, verdadeira menina da roça, ela é tímida, bonita, decidida, um encanto de pessoa. É a namoradinha do Chico Bento, com quem tem uma relação acanhada, cheia de olhares e carinhos. A história de amor mais bonita dos personagens do Mauricio.


Por enquanto é só pessoal. Mas esse post não vai ficar por aqui, vamos fazer outros apresentando outros personagens criados pelo Mauricio. Tem a Turma do Bidu, Turma do Horácio, Turma do Penadinho, Turma da Tina, a Turma do Papa-Capim, Turma da Mata, Turma do Piteco e a Turma do Astronauta, além dos animais que estão presente nas histórias e dos personagens inspirados em jogadores e astros do cinema. (...)

capítulo 2: A HISTÓRIA DA TURMA DA MÔNICA E 10 CURIOSIDADES

Os traços antigos da Mônica eram muito mal acabados, quando os seus filhos passaram a desenhar ela ficou ainda mais parecida com a Aninha, mas os olhos de seus personagens deixaram de ser aquela bola preta da Turma da Luluzinha para imitar os olhos de personagens de mangá japonês, esses bem grandes, que com certeza serviram de fator para aumentar a popularidade de todos os personagens em si:

Turma da Mônica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Turma da Mônica
Revistinhas em quadrinhos

Capa da primeira revista com o título antigo publicada pela Editora Abril com destaque para Mônica e Cebolinha.

País de origem  Brasil
Língua de origem Português
Formato de publicação Brochura
Lançada em 1959 - presente
Publico alvo Crianças
Primeira publicação Folha da Manhã
(Atual Folha de S.Paulo)
Gênero(s) Comédia
Argumento Mauricio de souza
Desenho turma da Mônica

Personagens principais Mônica
Local da ação Bairro do Limoeiro
Época da ação século 20 a século 21
Numero de páginas indeterminadas
Primeira publicação 1958 ou 1959


Turma da Mônica[1] é uma série de histórias em quadrinhos criada pelo quadrinista e empresário Mauricio de Sousa.

A série foi originada em 1959 em uma série de tirinhas de jornal, na qual os personagens principais eram BiduFranjinha.[2] A partir dos anos 1960, a série começou a ganhar a identidade atual com a criação deMônica e Cebolinha, entre 1960 e 1963, que passaram a ser os protagonistas.

Embora a maior parte das histórias girem em torno das aventuras de Mônica, Cebolinha e seus amigos do bairro do Limoeiro, o termo do título se refere também às demais famílias de personagens criados porMauricio de Sousa, derivadas de outras séries, como Chico BentoTinaTurma da MataPenadinho, entre outros.

Desde 1970, na forma de revista em quadrinhos, os personagens já foram publicada por editoras como aAbril (1970-1986), a Globo (1987-2006)[3] e Panini Comics (2007 até a atualidade), somando quase 2.000 revistas já publicadas para cada personagem[4] . Além disso, também segue com publicação especial de tirasno formato de bolso pela própria Panini[5] e pelaL&PM.

Em 2008 foi criado um spin-off baseado no estilo dosquadrinhos japoneses, intitulado Turma da Mônica Jovem, com os personagens já adolescentes.[6]

Em 2015, a linha passou por uma reformulação, a Panini reiniciou a numeração das revistas e passou a creditar autores em algumas histórias (algo que acontecia apenas em publicações especiais), além disso, cada edição passou a trazer um QR Code que permite a acesso a conteúdos exclusivos em plataformas virtuais.[7]

Atualmente a Turma da Mônica é o principal gibi de história em quadrinhos do Brasil

Índice 
1Criação

Criação
Mauricio de Sousa, seu criador.

Mauricio de Sousa, analista do jornal folha da manha criou e, ingressou na área dos quadrinhos no ano de 1959 com seus primeiros personagens, Bidu e Franjinha . Ambos foram baseados na própria infância de Mauricio, sendo Bidu inspirado no seu cãozinho de estimação, Cuíca. No ano seguinte, os personagens ganharam espaço através da revista infantil Zaz Traz, pela Editora Outubro. Posteriormente um gibi intitulado "Bidu" foi lançado pela Editora Continental, sendo cancelado no mesmo ano.

Os personagens seguiram nas tirinhas de jornal, onde foram desenvolvendo suas personalidades. Mais personagens foram se destacando e ganhando séries próprias, como CebolinhaPitecoAstronautaHorácioPenadinho, Zezinho e Hiroshi (atualmente do universo da Turma do Chico Bento). Após queixas sobre a falta de mulheres em seus quadrinhos, Mônica foi criada em 1963, como uma personagem secundária nas tirinhas do Cebolinha. Baseada na sua filha real Mônica Sousa, o sucesso e o carisma da personagem fizeram dela a protagonista das tirinhas, tornando Cebolinha seu coadjuvante.

Mauricio ganhou novamente uma revista para suas criações em 1970, pela editora Abril. A princípio com o título de "Mônica e Sua Turma", vários dos personagens já criados por Mauricio nas tirinhas de jornal passaram a aparecer nas revistas, formando a hoje chamada Turma da Mônica. Competindo com quadrinhos estrangeiros como Pato DonaldZé Carioca e Luluzinha, seus quadrinhos permaneceram firmes nas bancas e ganharam um segundo título, Cebolinha, em 1973. Um contrato com o jogador Pelépermitiu o lançamento de um personagem baseado nele mesmo. O Pelezinho, lançado em 1977, foi fenômeno entre as crianças na época, entrando para a história nos quadrinhos nacionais.

Os Estúdios Mauricio de Sousa surgiram a partir da necessidade da criação de uma equipe de roteiristas para bancar a produção mensal de histórias completas para as revistas e tiras de jornal, deixando de concentrar a produção nas mãos de Mauricio. Novos projetos puderam então ser conduzidos, como os desenhos animados , licenciamento de personagens e venda de quadrinhos para o exterior.

Outras mídias se fortaleceram ao longo dos anos e vieram produtos como livrosbrinquedosdiscos,CD-ROMsjogos eletrônicos, entre outros. Em 2008, uma segunda linha de quadrinhos foi iniciada a partir de Turma da Mônica Jovem, uma publicação direcionada ao público pré-adolescente estrelada por uma versão mais velha dos personagens.
Personagens

Turma principal

Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, composta em sua maioria por fazendas. A ambientação e as rotinas das personagens retratam fielmente o cotidiano e a cultura caipira. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça, e Chico Bento, um coadjuvante.

Na Vila Abobrinha ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau (da qual os meninos roubam goiabas das árvores), a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino, todos frequentados normalmente por Chico e sua Turma.

Chico Bento - Caipira de chapéu de palha, blusa amarela e calça desfiada xadrez azul. Chico tem uma personalidade alegre e costuma defender os animais e a flora de Vila Abobrinha. Ele tem uma namorada, Rosinha, seu pai é agricultor e seu melhor amigo é seu primo Zé Lelé.

Rosinha - Namorada de Chico Bento. Embora seja humilde, adora os elogios que Chico faz à sua beleza e é frequentemente paquerada por Genesinho, filho do coronel, embora não dê muita bola às suas investidas.

Nhô Lau - Fazendeiro de Vila Abobrinha, rabugento, que vive tentando dar tiros de sal grosso nos meninos, incluídos no grupo Chico e Zé Lelé, por lhe roubarem goiabas. Em algumas histórias, os meninos lhe ensinam lições e Nhô Lau fica mais afável.

Zé Lelé - É o atrapalhado e não muito inteligente primo de Chico, assim como seu melhor amigo. Sua falta de inteligência e sua ingenuidade causam certa irritação dos amigos. Seu nome verdadeiro, mencionado em algumas ocasiões, é José Leocádio.
Zeca - Primo de Chico Bento, que mora na cidade e sempre vem visitá-lo na Vila Abobrinha. A cada visita, ele aprende mais sobre a natureza e as maravilhas do meio-ambiente com seu primo caipira.

Turma do Bidu

Bidu (1959) - é um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bidu era cinza). O primeiro personagem de Mauricio, cachorro do Franjinha. Inicialmente fazia aparições apenas com a turminha, se comportando como um cachorro, mas com o tempo ganhou uma outra 'dimensão', estreando histórias solo, como ator, personagem e se comportando quase como humano, satirizando as próprias histórias.
Bugu (1972) - seu bordão é "Alô, mamãe!". Amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu é sempre chutado para fora pelo mesmo ao final das histórias. Seu maior dom é fazer imitações, e sempre arranja um jeito de representar algo no meio das historinhas do Bidu. Certa vez, apareceu Dudu, um cachorro que imita o próprio Bugu, um imitador de imitador, que foi criado pelo irmão de Maurício, Márcio Sousa, que diz que Bugu é um autorretrato, "sempre tentando roubar a cena do irmão famoso".
Manfredo (1975) - é um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu (nas histórias de bastidores): contrarregra, braço-direito, secretário, assistente, produtor, enfim, o que for preciso.
Duque (1960) - o melhor amigo do Bidu. Não tem nenhuma característica muito marcante além dos olhos verdes Esperto e simpático, está sempre convidando o Bidu para acompanhá-lo nos passatempos caninos, como correr atrás de pneus. Ele é o cão do Titi.
Dona Pedra (1977) - uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala).
Zé Esquecido (1987) - amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer. É o cão do Xaveco, mas poucas pessoas sabem disso por 2 motivos: Xaveco é um personagem secundário e o Zé Esquecido é tão esquecido que se esqueceu aonde mora e quem é seu dono. Vive tirando o Bidu do sério, por conta dos seus lapsos de memória. Em algumas histórias é revelado que ele namora uma cadelinha de nome "Frufru Au Au".

Turma do Horácio

Horácio, um Tiranossauro Rex nascido fora da Terra, é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar. Suas histórias geralmente tem fins reflexivos.

Horácio - tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro Rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são escritas apenas pelo próprio Mauricio.

Lucinda - namorada de Horácio. Vive falando em casamento com Horácio, que sempre tira o corpo fora.

Tecodonte - é o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as ideias "solidárias" deste, como na história em que Tecodonte caiu, mas Horácio não riu dele.

Simone - amiguinha do Horácio. Feminina e gentil, quase chega a balançar o coração do nosso amiguinho dinossauro. Para desespero da sua rival Lucinda. Simone não chega a ser tão direta nas intenções de namoro (como Lucinda) mas quando aparece, mostra-se bastante insinuante.

Pterodáctilo Alfredo - Foi quase um pai para o Horácio, já que nas primeiras aventuras, o dinossaurinho até ficou "hospedado" num ninho do Alfredo e sua companheira. Agora ficou um amigão do Horácio e até o carrega pra lá e pra cá, em voos deliciosos.
]
Turma do Penadinho

Uma turma de seres do folclore popular mundial, tais como fantasmas vestidos de lençóis, lobisomens, múmias, etc.

Penadinho: Fantasminha alegre e simpático. Seu nome vem da expressão "alma penada". E sua atuação, no cemitério, faz com que todas as outras "assombrações" girem em torno dele: ele é amigo, conselheiro, companheiro, confidente. Às vezes dá uma de fantasma e resolve assustar algum "mortal", mas é raro. É revelado em uma história que tinha pernas altas, mas ficou baixinho, como todos o conhecem, no momento de sua morte: enquanto dirigia seu carro, entrou por acidente num ferro-velho e caiu em um compactador de metais, que o esmagou fatalmente. Há também outra versão de sua morte, a de que ele estava praticando mergulho subaquático, quando veio um tubarão e comeu a cabeça dele.

Dona Morte: Representação da morte, sempre muito atarefada. É uma das personagens centrais e principais das histórias do Penadinho. Aparece na maioria das histórias, com ou sem Penadinho e sua Turma, já que aparece por vezes em histórias individuais suas também. Mesmo sendo uma personificação do Ceifador Sinistro, a Morte propriamente dita, ela é uma criatura caridosa e inofensiva.

Muminho: É o habitante mais velho no cemitério. Deve ter comemorado uns três mil anos de morte. Mas continua alegre, bom companheiro da Turma do Penadinho e ainda com uma aparência de menino, apesar das "ataduras". Ninguém sabe como veio parar no cemitério. Talvez tenha caído do caminhão de mudanças do museu. Aparentemente é o melhor amigo de Penadinho.

Zé Vampiro: Um vampiro meio atrapalhado que sempre tenta sugar sangue de alguma vítima, mas geralmente se dá mal. Possui por volta de 600 anos de idade. É um dos grandes amigos de Penadinho. Apesar disso não leva aos extremos sua sede por sangue. Paródia do Drácula de Bram Stoker

Cranicola: Uma cabeça de caveira que fica sobre uma pedra. Sonha em ter um corpo próprio e serve de bola para as "peladas" da turma. Uma história revelou que quando era vivo foi morto decapitado em uma guilhotina, possivelmente durante a Revolução Francesa.

Frank: Um ser criado pelo dr. Frankestóim a 200 anos. Tem muitos dispositivos e geringonças diferentes guardados na cabeça. Só não é lá muito inteligente. Sátira do Frankenstein de Mary Shelley

Alminha: Uma fantasminha bonitinha, nada assustadora, que faria o coração do Penadinho bater mais rápido (se ele tivesse um). Todos no cemitério acham que ela é, realmente, a namoradinha do Penadinho. Até que a reencarnação os separe.

Lobisomem: Sabe aquela lenda de que nas noites de lua cheia um homem se transforma em lobo? Bem, com o nosso personagem acontece exatamente isso. O Lobisomem é meio lobo e meio homem e costuma sair à noite para tentar morder alguém. Parece assustador, mas não é bem assim. Nosso Lobisomem é um sujeito calmo, romântico e meio atrapalhado. Por causa disso, a única coisa que consegue atacar é um osso.

Zé Caveirinha: Esqueleto simpático que vive no cemitério com Penadinho e o resto da turma. Foi revelado em uma história que, quando vivo, ele era paleontólogo e se chamava Professor Eustáquio.

Pixuquinha: Sobrinho do Penadinho, também é fantasma e vive fazendo estripulias pelo cemitério. Seu tio Penadinho está sempre ajudando a tirá-lo de enrascadas.

Zé Finado: Coitado, até parece que morreu e não sabe. O Zé Finado é assim mesmo. Até agora, não sabe como, quando, nem por que morreu. Sujeito bacana, está sempre disposto a ajudar os outros. Vive numa covinha modesta no meio do cemitério e é amigão do Penadinho.

Turma da Tina

Lançada em 1964, em uma tira de jornal, onde somente aparecia Tina e Rolo completamente Hippies. Mais tarde, em 1970, Tina faz a sua estreia em uma historinha solo de duas páginas. Ganhou duas séries de revistas-solo, em 2009 e 2014.

As histórias da Turma da Tina são voltadas para o público adolescente. Inicialmente Tina e Rolo tinham visual hippie e se passavam na Bahia. Ao longo do tempo, o visual deles foi mudando. Tina talvez seja a personagem mais reformulada de Mauricio de Sousa. Eles também moram no Bairro do Limoeiro e em algumas raras vezes se encontram com a Turma da Mônica, mas somente em histórias especiais, já que são mais velhos do que os personagens da "Turminha". Os principais integrantes são: TinaRolo,Pipa e Zecão.

Tina - Amiga, determinada, simpática, linda e com estilo, Tina é caloura na faculdade de jornalismo, e namora o Jaiminho, mas nada sério (tanto que o namoro tem seu fim nas temporadas mais recentes), e é alvo de cantadas de vários garotos. Sua vida se resume a estudos, passeios, namoros e planos para a carreira. Tem 18 anos e sempre tem histórias legais e interessantes para o público jovem. Sua melhor amiga é a Pipa, e seus melhores amigos são o Rolo e o Zecão.

Rolo - O bon vivant acha-se o rei do pedaço com as mulheres, mas nem sempre se dá bem. Tem uma moto chamada Zulmira, toca guitarra e finge que sabe surfar. Trabalha em um escritório e sempre se mete em "rolos" tentando achar uma namorada. Seu nome se deve por ter barba e cabelo azul em forma de rolos. Tem uma boa amizade com Tina, e apesar de viver paquerando várias, tem uma queda platônica por ela, que não é muito enfatizada nas histórias. Seu melhor amigo é o Zecão, namorado da Pipa.

Pipa - Gordinha e chorona, é a melhor amiga da Tina. É um tanto neurótica e ciumenta quando o assunto se trata de namoro. Namora o Zecão e tenta emagrecer sem sucesso. Faz jornalismo junto com a Tina e está sempre disposta a ajudá-la.

Zecão - Namorado da Pipa. Sempre muito largado e distraído, vive mancando com o seu relacionamento, e a Tina é quem o põe para cima quando ele briga com a Pipa e tenta fazer os dois se reconciliarem. Adora futebol, principalmente na TV, e não troca uma cochilada por nada. Seu melhor amigo é o Rolo.

Vovoca - Avó de Tina. Cheia de ideias jovens e está por dentro de tudo que ocorre no mundo atual. Está muito à frente de seu tempo.

Turma do Piteco

Lançada em 1964 em uma tira de jornal. Uma turma e habitantes dos tempos das cavernas e seu cotidiano, na aldeia de Lem.

Piteco - Um típico homem das cavernas, solteirão convicto. Caçador corajoso e um pouco atrapalhado, seu traço de certa forma lembra o Rolo. Prefere morrer solteirão a se casar - principalmente com a Thuga. Ele aparece no filme "Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo" e tem aproximadamente 39 anos. Vive na Aldeia de Lem e seu nome completo é Pithecanthropus Erectus da Silva.

Thuga - Uma mulher gordinha (lembra a Pipa) que tem como objetivo de vida casar com o Piteco (o que ele recusa firmemente). Insiste e não desiste. Ela também aparece no filme "Uma Aventura no Tempo".

Bolota - Amigo de Piteco, magricelo, careca e narigudo. É uma espécie de amigo-confidente de Piteco. Ao contrário de Piteco, bolota é casado e tenta convencer o amigo a se casar também.

Beleléu - O inventor esquisito da Pré-História. Por mais úteis que possam parecer seus inventos, o povo de Lem o considera um doido.

Turma da Mata

Animais antropomorfizados, vivendo na selva sob o comando de um rei leão.

Dona Corujoca - coruja muito sábia que vive na floresta com o resto da turma. Ela é o personagem mais inteligente e sábio das historinhas da Turma da Mata.

Rei Leonino - outro personagem da Turma da Mata. Mas com coroa, cetro e tudo, para reinar sobre todos os outros animais. Tenta ser atuante e majestático mas geralmente se complica por ingenuidade ou excesso de autoridade. É auxiliado (às vezes não tão bem) pelo ministro do "Leva-e-Traz": Luís Caxeiro.

Luís Caxeiro - Ele é o ministro do Leva-e-Traz e o maior puxa-saco do Rei Leonino. É capaz de fazer qualquer coisa para agradar ao seu rei e, se pra isso, tiver que tomar alguma atitude contra os animais da Turma da Mata, não está nem aí. O Luís Caxeiro é um ouriço azul e com certeza deve morar no Palácio do Rei, pois nunca sai de lá.

Jotalhão - O fotogênico Jotalhão alcançou rapidamente o sucesso. Criado em 1962, foi logo requisitado para estrelar anúncios de tevê e aparecer em embalagens de diversos produtos, além de participar de histórias ao lado da Turma da Mônica, dos amigos Raposão, o Coelho Caolho e Rita Najura, uma formiguinha eternamente apaixonada por esse elefante tão charmoso.

Rita Najura - Faz parte da Turma da Mata. E sonha com um amor impossível: é apaixonada pelo elefante Jotalhão. Não é correspondida, mas não desiste.

Tarugo - É a tartaruga da Turma da Mata. Mantém longos papos com o Raposão, geralmente com bons conselhos e é a única, no pedaço, que tem um casco "teto solar". Isso lhe facilita a comunicação e a observação. É, também, compadre (é tartaruga macho) do Coelho Caolho não sei quantas vezes, já que batizou não sei quantos coelhinhos.

Raposão e Coelho Caolho - Dois compadres que habitam a mata onde também vivem outros "bichos" curiosos, criados no início da década de 60 por Mauricio. Raposão, como não poderia deixar de ser, é esperto, falante, inteligente e bom amigo do Coelho Caolho, outro habitante da mata. São tão amigos que o Raposão já perdeu a conta dos filhotes do Coelho Caolho que ele batizou. Quanto ao Coelho mais sua mulher, vivem contando e recontando a filharada na toca. Contaram 118 da última vez.

Turma do Papa-Capim

Uma tribo de índios que vive na Amazônia (no passado). A história é usada por Mauricio para passar mensagens ecológicas.

Papa-Capim: Indiozinho brincalhão, morador da floresta Amazônica que odeia os "homens brancos que maltratam os animais" e é perfeitamente ligado a natureza. Nunca deixa seu amigo Cafuné na mão e é muito valente.

Cafuné: Indiozinho muito medroso, narigudo e brincalhão, é o grande e inseparável amigo do Papa-Capim. Ajuda seu amigo nos seus deveres e o acompanha nas suas aventuras pela mata.

Jurema: Representa a figura feminina dos curumins (crianças indígenas). Com Papa Capim ela tem uma afinidade especial, embora eles sejam apenas amigos.

Turma do Astronauta

Na verdade, "turma" não seria mais correto, visto que são poucos personagens fixos. Trata-se do ambiente onde se passam as aventuras de "Astronauta", um astronauta brasileiro que viaja pelo espaço em uma nave esférica.

Astronauta (1963): Um astronauta brasileiro e herói interplanetário. Seu companheiro de viagem é um computador de bordo. Tem sua origem no interior do Brasil, numa típica fazenda, na pequena cidade de Tangará. O órgão para o qual o Astronauta trabalha chama-se Brasa - Brasileiros Astronautas.

Ritinha: Inicialmente namorada de Astronauta, sempre presente na memória dele e nas vezes em que visitava a Terra. No entanto, não se sabe o motivo, numa série de histórias publicadas, mostra-se que Ritinha cansou de esperar Astronauta voltar de suas viagens e se casou com outro, Bonifácio, e teve um filho, fazendo Astronauta cair em depressão.

Computador: O companheiro de Astronauta é um computador de bordo, estereotipado, com uma tela com uma face humana estilizada. É ele que conversa com o Astronauta e quebra sua solidão jogando com ele partidas de xadrez.


Em 2006, Mauricio lançou a revista do Ronaldinho, em que repetia a experiência feita anteriormente com o Pelezinho, transformando o jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho em personagem a interagir inclusive com a Turma. Foi lançado no mês de julho de 2006, aproveitando-se da grande expectativa gerada pela Copa do Mundo daquele ano, na Alemanha.

Ronaldinho Gaúcho (2006) - Inspirado no jogador de futebol homônimo, a princípio interage com o resto da turma, mas o plano é criar todo um núcleo de personagens secundários para ele.

Diego - Fã número 1 de Ronaldinho, Diego parece até a sombra do menino! Está sempre nos mesmos lugares que Ronaldinho, querendo fazer as mesmas coisas que ele.

Assis - É o irmão mais velho de Ronaldinho Gaúcho. Desde que o pai morreu, Assis ajuda a mãe a cuidar da casa e dos irmãos mais novos.

Deisi - Irmã do meio de Ronaldinho, Deisi é uma menina meiga e carinhosa! Ela também gosta de futebol e joga como goleira no time que organizou com as amigas.

A Marca Mônica

Ao longo do tempo, a marca Turma da Mônica tem sido usada para vender diversos produtos, de produtos de higiene a petiscos para animais, passando por produtos alimentícios.

O caso de maior sucesso é o do extrato de tomate da Cica Elefante, com o Jotalhão. Nos anos 70 e 80, a propaganda de televisão desse extrato de Tomate, protagonizada por Mônica e Jotalhão ficou muito famosa, especialmente pelo tema musical: "Ô Mônica, abrace o elefante…" Sua repercussão ajudou os estúdios a investirem em animação e licenciamento de personagens, tornando a Turma da Mônica uma potência de entretenimento genuinamente brasileira.

Mídias

Publicações

A Turma da Mônica e seu universo de personagens são trabalhados em diferentes tipos de publicações, desde os tradicionais gibis (publicados regularmente desde 1970) a livros, por diferentes editoras. A linha de gibis foi publicada de 1970 a 1982 pela Editora Abril, de 1987 a 2006 pela Editora Globo e desde 2007 é veiculada pela Panini Comics.

Filmes e Desenhos Animados

Os personagens da Turma da Mônica também são os protagonistas da que pode ser considerada a primeira série de animação brasileira. Após ser introduzida na televisão como garotos-propaganda em comerciais a partir de meados dos anos 1960, histórias completas começaram a ser produzidas em 1976 e distribuídas através de filmes-coletâneas durante os anos 1980 e 1990 (lançados inicialmente nos cinemas e depois em diretamente em vídeo).

Coletâneas

As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986, cinema e vídeo)
Mônica e a Sereia do Rio (1986, cinema e vídeo)
O Bicho-Papão e Outras Histórias (1987, cinema e vídeo)
A Estrelinha Mágica (1988, cinema e vídeo)
Chico Bento, Óia a Onça! (1990, vídeo)
O Natal de Todos Nós (1992, vídeo)
Videos cine gibi: O Mônico (1997, vídeo)
O Plano Sangrento (1997. vídeo)
O Estranho Soro do Dr. X (1998, vídeo)
A Ilha Misteriosa (1998, vídeo)
Coleção Grandes Aventuras da Turma da Mônica (2003, relançamento em DVD incluindo novos episódios)
Cine Gibi - O Filme (2004, cinema, vídeo e DVD)
Cine Gibi 2 (2005, DVD)
Cine Gibi 3: Planos Infalíveis (2008, DVD)
Cine Gibi 4: Meninos e Meninas (2009, DVD)
Cine Gibi 5: Luzes, Câmera, Ação! (2010, DVD)
Se Liga na Turma da Mônica - Volume 1 (2011, DVD)
Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2 (2012, DVD)
Cine Gibi 6 - Hora do Banho (2013, DVD e Blu-Ray)
Cine Gibi 7 - Bagunça Animal (2014, DVD)
Cine Gibi 8 - Tá Brincando? (2015, DVD)

Em 1999, uma série de vinhetas com os personagens estreou na programação infantil da Rede Globo (que exibiria os episódios regulares da série apenas entre os anos de 2010 e 2014). Uma exibição regular de longo prazo na TV aconteceria apenas em 2004, pelo Cartoon Network, que a transmite até hoje.

Atualmente, o desenho animado é exibido no Brasil pelo Cartoon Network e seus canais-irmãosTooncast e Boomerang.

Em Portugal, os episódios do desenho animado já passaram pelos canais RTP 2 em 2008 e SIC K em 2015. A Rede Globo ainda veicula regularmente o desenho em seu sinal internacional - disponível em países da Europa, Ásia e África.

As animações também receberam dublagem em inglês para distribuição internacional, sendo veiculadas na Itália e outros países da Europa.

Entre as demais famílias de personagens de Mauricio HorácioPenadinhoAstronautaTina eTurma da Mônica Jovem [22] também já estrelaram versões animadas.

Além das animações, os personagens também estrelaram três longa-metragens de animação - "As Aventuras da Turma da Mônica" (1982), "A Princesa e o Robô" (1983) e "Uma Aventura no Tempo" (2007) - , além de dois especiais para TV e vídeo em live-action: "No Mundo de Romeu e Julieta" (1979) e "A Rádio do Chico Bento" (1989).

Dubladores

Personagem Dublador

Mônica: Maria Amélia Castilho de Toledo da Costa Manso Basile (1982); Marli Bortoletto (1983-Presente); Priscila Concépcion (Jovem)

Cebolinha Ivete Jayme (1982); Maria Angélica Santos Cruz (1983-Presente); Alex Minei (Jovem)

Cascão: Isaura Gomes (1982); Paulo Camargo (1983); Paulo Cavalcante (1986-Oficial); Fábio Lucindo (Jovem)

Magali: Silvia Ribeiro da Costa de Sousa Cordeiro Marinho (1982); Elza Gonçalves Dias (1983-Presente); Luana Bellini (Jovem)

Bidu: Odair Batista (1982); Nelson Batista (1983); Maurício de Sousa (1986-Oficial); Matheus Ueta (No especial de Natal de 2009)

Franjinha: Orlando Viggiani (1982-1983); Sibele Toledo (1986-Oficial); Marli Bortoletto (Em Um plano para salvar o planeta); Rodrigo Andreatto (Cine gibi 6)

Chico Bento: Dirceu Aparecido de Oliveira (1986-2005); Alteires Coelho (2008-Presente)


Locutor Márcio Roberto Araújo de Sousa (1982-2010) ; João Boy
Titi Márcia Gomes (1986-1987); Marcelo Souza (1995-2005, 2009-2013); Mauro Souza (Cine Gibi 3); Bruno Dias (2014-Presente)
Xaveco Marcelo Sousa (1982-2012); Marcelo Wolts (2003); Alex Minei (2012-Presente)

Denise Alice Cardoso (2004-2005); Sibele Toledo (2008-Presente)
Carminha Frufru Patrícia Mendonça (2004-2005); Aline Oliveira (2008-2010); Sibele Toledo (2013-Presente)

Aninha Marli Bortoletto (2000-2002); Alice Cardoso (2004-Oficial)

Quinzinho Alex Minei (1996-Oficial)

Anjinho Denise Simonetto (1982-1983); Sibele Toledo (1989); Alice Cardoso (1999-2013); Marli Bortoletto (2013-Oficial)

Dona Luísa Marli Bortoletto (1989-Oficial)

Seu Sousa Maurício de Sousa (1989-2003); Márcio Ribeiro (2004-2005); Maurício de Sousa (2010-Oficial)

Dona Cebola Marli Bortoletto (1986-Presente)

Seu Cebola Élcio Sodré (1986-1987); Carlos Seidl (1989); Marcelo Sousa (1999-2011); Paulo Cavalcante (2011-Oficial)

Dona Lurdinha Elza Gonçalves Dias (1986-Presente); Maria Angélica Santos Cruz (Uma Aventura no Tempo)

Seu Antenor João Boy (2001-2013); Paulo Cavalcante (Cine Gibi 6); Pedro Leite (2014-Presente)

Dona Lina Elza Gonçalves Dias (1989-Presente)

Seu Carlito Alex Minei (1999-2012); Paulo Cavalcante Egídio Jordão de Camargo (2013-Presente)

Tia Nena Marli Bortoletto (2011-Presente)

Pai do Xaveco Alex Minei (2012-Presente)

Mãe do Xaveco Marli Bortoletto (2003-Presente)

Marina Samira Fernandes (2012); Mayara Ballabela (2012-2013); 
Marina Takeda (2013); Letícia Bortoletto (2014-Oficial)

Lorde Coelhão Araquem Saldanha (1982)

Capitão Feio Márcio Araújo (2010-Oficial)

Tonhão Danilo Diniz (2013-Presente)

Monicão Zé Márcio (2003); Alex Minei (2010-Presente)

Louco Marcelo Sousa (1998-Oficial)

Cascuda: Letícia Rodrigues Quinto (1988); Sibele Toledo (2003-Presente)

Jeremias: Márcia Gomes (1986-1987); Marcelo Sousa (1995-2008); Mauro Sousa (2008-2013); Pedro Leite (2014-Presente)

Dorinha Sibele Toledo (2007-Presente)

Luca Pedro Pinheiro de Sousa (2007-Presente)

Nimbus Sibele Toledo (2009-Presente)

Do Contra Marcio Araújo (2003-Presente)
Manezinho Angélica Santos (2012-Presente)
Dudu Fátima Noya (1996); Vyni (2010-Presente)
Bloguinho Mariana Caltabiano (2009-Presente)
Humberto Marcelo Sousa (1982-Oficial)
Fabinho Yakko Sideratos (2009-Presente)
Ronaldinho Sibele Toledo (1997-Presente)
Ricardinho Pedro Bellini (2008); Pedro Pinheiro de Sousa (2013-Presente)
Xabéu Priscila Ferreira (2003); Letícia Bortoletto (2009-Presente)
Carmem da Esquina Marli Bortoletto (2011-Presente)
Maria Cebolinha Marli Bortoletto (1999-Presente)
Mãe do Dudu Luanna Bellini (2012-Presente)
Chovinista João Boy (2003-2008); Letícia Bortoletto (2009-Presente)
Mingau Marcelo 9volts (1999-Presente)
Rosinha Sibele Toledo (1986-Presente); Angélica Santos (Chico Mico)
Zé Lelé Mauro Sousa (1990); Sibele Toledo (2000-Presente)
Primo Zeca Sibele Toledo (1997-Oficial)
Zé da Roça Marcelo Sousa (1997-Presente)
Hiro Elza Gonçalves Dias (1999-Presente)
Seu Tonico Dirceu Aparecido de Oliveira (1998-2005); Alteires Coelho (2008-Presente)
Dona Cotinha Marli Bortoletto (1998-Presente)
Dona Marocas Elza Gonçalves Dias (1999-Presente)
Penadinho Marli Bortoletto (1997); Marcelo 9volts (2002-Presente)
Alminha Marli Bortoletto (2002); Junia Teixeira (2010-Presente)
Zé Vampir Marcelo Sousa (1998); Marcelo 9volts (2002-Presente)
Frank Mauro Sousa (1998-2002); Marcio Roberto Araújo de Sousa (2005); Pedro Leite (2010-Presente)
Lobi Mauro Sousa (2002); Pedro Leite (2010-Presente)
Muminho Marcelo Sousa (2002); Pedro Cameron (2010-Presente)
Zé Caveirinha Marcelo Sousa (2002); Fabio de Castro (2010-Presente)
Dona Morte Marli Bortoletto (2002); Tumura (2010-Presente)
Cranicola Carlos Capeletti (2002-Presente)
Pixuquinha Sibele Toledo (2002-Presente)
Quixupinha Sibele Toledo (2002-Presente)
Tina Marli Bortoletto (2014); Priscila Concépcion (2014-Presente)
Rolo Alex Minei (2014-Oficial)
Pipa Junia Teixeira (2014-Oficial)
Zecão Marcelo Sousa (2014-Presente)
Estúdios de Dublagem Álamo (1982-2012); MSP - Mauricio de Sousa Produções (2012-presente)

Música

A Turma da Mônica também esteve na capa de diversos LPs e CDs, com músicas-tema e outras canções infantis surgidas de seus desenhos animados, propagandas e peças de teatro.

A Bandinha da Turma da Mônica (Fermata - 1971)
A Bandinha da Turma da Mônica [Compacto] (Fermata - 1972)
A Turma da Mônica contra o Capitão Feio (Fermata - 1972)
O Natal da Turma da Mônica (RCA - 1979)
Chico Bento - Festa no Arraial (Polygram - 1982)
As Aventuras da Turma da Mônica (1984)
Turma da Mônica (Globo Discos/Som Livre (SIGLA) - 1987)
Turma da Mônica (Continental/Warner Music Brasil - 1994)
Brincar com o Movimento ( Continental/Warner Music Brasil - 1996)
Os Bichos São Nossos Amigos Animais (1998)
Animais (2004)
É Preciso se Cuidar (2004)
Aluno Nota 10 (2004)
Sorria (2004)
Planeta Terra (2004)
Hinos Brasileiros (2004)
O Natal Chegou (2004)
Vem Brincar (2004)
Viajando com a Música (2004)
Feliz Natal pra Todos (2007)
Jogos e Aplicativos

Entre vários brinquedos relacionados aos personagens, jogos também figuram com destaque. Entre eles, foram lançados:
Caça à Turma (1989)
Super Memória (1993)
Fazendo a Festa (1998)
Sopão da Magali (2002)
Quebra-Cabeça Educativo (2002)
Lince Alfabeto (2003)
Zoológico Animado (2005)
Banco Imobiliário Turma da Mônica (2008)
Cara a Cara Turma da Mônica (2008)
Detetive Turma da Mônica (2008)
Jogo da Vida Turma da Mônica (2008)
Super Massa Turma da Mônica (2008)
Tapa Certo Turma da Mônica (2008)
Sudoku Júnior (2008)
Ludo e Sobe-e-Desce (2008)
Dominó da Turma (2009)
Jogo da Memória (2009)
Quebra-Cabeças (2009)
Quebra-Cabeça Turma da Mônica Jovem (2010)
Bobeou, Dançou (2010)
Gogo's da Mônica (2011)
Puzzle Mônica 50 Anos (2013)

Com a distribuidora Sega, a Tec Toy, fez uma versão brasileira dos videogames de Wonder Boy, adaptados para incluir os personagens da Turma da Mônica como protagonistas.
ConsoleAnoJogo de Wonder BoyAnoTurma da Mônica


Em 1991, a Tec Toy também foi responsável pelo lançamento de minigames estrelados por Mônica, Cebolinha e Chico Bento, vendidos em lojas de brinquedos.

Nos anos 1990, a MSP lançou CD-ROMs que contavam histórias interativas com minigames. Foram três nessa linha: "Mônica Dentuça" (1995), "Cebolinha e Floquinho" (1996) e "A Roça do Chico Bento" (1998). Também foi lançado um editor de quadrinhos com os personagens, "Quadrinhos Turma da Mônica" (1996) e outros com passatempos e brincadeiras: Chico Bento em Um Dia na Roça (1997), PrintStudio Turma da Mônica (1997) e PassaTempo Turma da Mônica (1999).

Em setembro de 2010, durante uma coletiva sobre o videogame Zeebo, Mônica de Sousa, filha deMauricio de Sousa, apresentou uma parceria com a Zeebo Brasil para lançar cerca de 8 jogos da Turma da Mônica para a plataforma. O primeiro título é "Turma da Mônica - Vamos Brincar Nº 1", lançado em dezembro de 2010.

Desde 2012, com o lançamento da divisão de jogos digitais dos Estúdios Mauricio de Sousa, aplicativos de games e quadrinhos são produzidos diretamente para dispositivos iOs e Android.
Quero ser Turma da Mônica (2012)
Coelhadas da Mônica (2013)
Jogo do Cascão (2014)
Fábrica de Tirinhas (2014)
Mônica Tap Toy (2014)
Caixa de Quadrinhos (2015)

Um MMORPG infantil para redes sociais também foi lançado pela programadora Level Up, Turma do Chico Bento - o Jogo (2012). O serviço foi descontinuado em 2014.

Mônica no Exterior

A turma da Mônica tem gibis e outros produtos licenciados em 40 países e com 14 idiomas. Algumas revistas de personagens já foram publicadas em outros países durante os anos 80, mas sem muito destaque como Frizz & Friends na Inglaterra, Fratz & Freunde na Alemanha, Mónica y su Pandilla nos países de língua espanhola entre outros paises.

Monica's Gang ou Monica and Friends (Países de Língua Inglesa[): Monica (sem acento), Jimmy Five (Cebolinha), Smudge (Cascão), Maggy (Magali), Bucky (Titi), Franklin (Franjinha), Nimbus, Sunny (Xaveco), Mary Angela (Maria Cebolinha), Vic Vampir (Zé Vampir), Bug a boo (Penadinho), Nick Nope (Do contra), Pitheco (Piteco), Chuck Billy (Chico Bento),Specs(Zé Luís) Tina.

La banda di Monica (Itália): Monica (sem acento), Cipollino (Cebolinha), Patacca (Cascão), Magali, Tito (Titi), Frangetta (Franjinha), Nimbus, Gaio (Xaveco), Maria Cipollino (Maria Cebolinha), Vic Vampiro (Zé Vampir), Fantasmino (Penadinho), Osti Nato (Do Contra), Piteco, Tynna (Tina).

Monika dan kawan kawan (Indonésia): Monika, Jimmi Lima (Cebolinha), Dekil (Cascão), Meggi (Magali), Kishtinna (Tina) e Ciko Bento (Chico Bento).

Mónica y su pandilla ou Mónica y sus Amigos (Países de Língua Espanhola): Personagens: Mónica (Mônica), Cebollita (Cebolinha), Cascarón (Cascão), Magali, Tití (com acento), Franjito (Franjinha), Nimbus, Xavier (Xaveco), María Cebollita (Maria Cebolinha), Contreras (Do Contra), Tinna (Tina).

Um parque temático dos personagens, com 10 000m² de extensão, foi inaugurado em 1993 no Shopping Eldorado, em São Paulo. Evolução do Pracinha da Mônica, um parque itinerante tocado pelo estúdio durante os anos 1980, o Parque da Mônica apresentava brinquedos especiais relacionados ao universo da Turma da Mônica, peças de teatro com os personagens e eventos especiais. O Parque chegou a ter duas filiais, em Curitiba (atual Shopping Estação), aberto em 1998 e fechado em 2000, e no Rio de Janeiro (Shopping Città America), aberto em 2001 e fechado no início de 2005.

O Parque de São Paulo encerrou suas atividades em 2010 e foi reaberto em 2015 no Shopping SP Market, localizado na Zona Sul da cidade. novamente a turminha mais querida do brasil volta com mais um novidade a chácara turma da Mônica
Lojinha da Mônica

Durante os anos 80, a turma também chegou a ter sua própria rede de lojas. A Lojinha da Mônica e o Trenzinho da Mônica, com filiais em vários estados do Brasil, vendiam produtos relacionados com as personagens. Em 2013, a franquia foi retomada na forma de um portal de e-commerce. (...)"

Agora, veja 10 fatos da "Turma da Mônica" que passam batido para o seu público, geralmente:

"10 FATOS QUE VOCÊ POSSIVELMENTE NUNCA REPAROU NA TURMA DA MÔNICA

Quem nunca perdeu horas lendo os famosos gibis da Turma da Mônica? Antigamente era o passatempo de muito jovem e crianças, que se tornaram fãs da turminha! Certamente algumas coisas não reparamos a ponto de se questionar o porque daquilo, mas como sempre tem alguém que faz isso por nós aqui está, algumas curiosidades que poucos repararam nos quadrinhos que marcaram a nossa infância. Acompanhe o post:

QUANDO O CEBOLINHA ESTÁ PENSANDO, ELE NUNCA TROCA O “R” PELO “L”.
Mauricio de Souza divulgou essa tirinha no Twitter em Setembro de 2015.

REPAREM: O CÉU MUDA CONSTANTEMENTE DE COR EM CADA QUADRADINHO.

CEBOLINHA E CASCÃO SÃO TRATADOS POR SEUS APELIDOS, ENQUANTO MÔNICA E MAGALI SÃO CHAMADAS PELO NOME PRÓPRIO.

O SHORT DO CASCÃO É BEM PARECIDO A UM KILT.

Ou um baloné? 

AS PRESAS DO ELEFANTE JOTALHÃO ESTÃO VISIVELMENTE CORTADAS.

Será que foi por causa das latas de tomate que ele vem cortando? 
PODEM REPARAR QUE OS BALÕES DE FALA NUNCA TERMINAM COM PONTO FINAL, E SIM…

Sempre terminam com: exclamação, reticências e interrogação.
POR ALGUM MOTIVO QUE JÁ IMAGINAMOS, O CASCÃO NÃO ESTÁ NOS PRODUTOS DE HIGIENE DOS PRODUTOS DA TURMA DA MÔNICA.

CEBOLINHA E CASCÃO SÃO DA MESMA ALTURA QUE MÔNICA, E INSISTEM EM CHAMA-LA DE BAIXINHA.

Não é só no tamanho que eles são parecidos, apesar de chamarem Mônica de gordinha, olhando assim eles parecem ter o mesmo IMC. Agora dentuça realmente ela é!

O ÚNICO PERSONAGEM DO DESENHO ANIMADO QUE TEM OS DEDOS DOS PÉS É O CHICO BENTO.

VOCÊ DEVE TER REPARADO QUE O CEBOLINHA É O ÚNICO PERSONAGEM PRINCIPAL QUE USA SAPATO. POR QUE SERÁ? SERÁ QUE É POSSÍVEL QUE ELE TENHA OS DEDOS DOS PÉS?!?!?! (...)"


Considerações finais:

As maiores diferenças entre os dois quadrinhos, além das épocas, é que a Mônica é muito forte e bate sempre no Cebolinha que sempre tenta pegar seu coelho Sansão e que na Turma da Mônica os defeitos são acentuados e os personagens são conhecidos pelos seus defeitos, mas não existe um personagem gordo a priori como o próprio Bolinha que é um dos poucos que é conhecido pelo apelido, assim como o Carequinha em Luluzinha. O plágio é evidente inclusive porque a Lulu é muito mais antiga que a Mônica.

Aroldo Historiador

24/11/2015-Revisado em 07/11/2019

Fontes: 





Nenhum comentário:

Postar um comentário