91-HISTORIADOR: O CIENTISTA DA HISTÓRIA
Historiador é um cientista da História, mas não é calendário nem uma máquina para saber de tudo. Nenhum cientista dá conta sozinho de uma ciência inteira, do contrário só viraria cientista em uma área uma pessoa após a morte do cientista anterior.
Os historiadores maiores eram focados no ´seculo XVI e XIV, especialistas nesses períodos e não na História inteira, isso seria uma missão impossível.
E outra, a missão do historiador não é saber tudo de cor, feito uma máquina, mas ser uma grande questionador, fazer análise profunda mesmo do que já está oficializado, além de modificar diretamente a sociedade; deve, por isso, interagir com ela e criar projetos que mexam com ela por pelo menos 5 anos, desde trabalhar em jornais, arquivos, museus, a criar meios de elevação cultural.
Nenhum documento fala por si, tem que ser confrontado com outras fontes e sua convergência dará uma aproximação e não um veredito de Sherlock Holmes.
A pessoa que se diz historiador só porque é formado em História é um grande farsante. E também não se trata de ganhar dinheiro e prêmios, mas de cumprir o que manda a academia. E, acima de tudo, agir em benefício da sociedade e não de si mesmo, feito um parasita sugador.
Aroldo Historiador
16/01/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário