104-O QUE É PESQUISA
Do Latim vulgar, pesquiere e do Castelhano, pesquisa, respectivamente, procurar e procurar cuidadosamente.
Minayo (1998, p.15) define como: "Entendemos por pesquisa a atividade básica da Ciência na sua indagação e construção da realidade. É a pesquisa que alimenta a atividade de ensino e a atualização frente à realidade do mundo. Portanto, embora seja uma prática teórica, a pesquisa vincula pensamento e ação".
Nossa simples observação não dá conta do que significam os códigos usados para designar certos compostos ou fenômenos da natureza, sem que tenhamos que recorrer a construções mais elaboradas.
Nossas percepções diferentes, uma diversidade que não nos isenta do erro.
Qualquer indivíduo pode realizar uma pesquisa, desde que mantenha o esforço metodológico. A pesquisa autêntica exige estudo, muita persistência, criatividade, paciência, e uma dedicação extra para sua realização, além do rigor de uma autodisciplina como a motivação interna capaz de promover no pesquisador muito mais que a mera busca, "mas um firme propósito de compreender e criar novas teorias".
Uma pesquisa precisa refletir duplamente o aprendizado da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua aprendizagem da ciência: por um lado, como o aprendiz vê sua sua aprendizagem e, por outro, realimentar a cadeia da aprendizagem de pesquisa. O bom pesquisador deve organizar o desenvolvimento de sua pesquisa recorrendo a todos os recursos disponíveis que possam auxiliar na compreensão do objeto estudado.
Aroldo Historiador
2007
Trabalho da faculdade de História
Nenhum comentário:
Postar um comentário