terça-feira, 5 de novembro de 2019

59-CACOPEIA: METAFONIA, SÍSTOLE E DIÁSTOLE

59-CACOPEIA: METAFONIA, SÍSTOLE E DIÁSTOLE


Pra começar, sempre estranhei essa coisa de chamar Viking de "Víkim", Thanátos de "Tânatos", Artémis de "Ártemis", Posseidon de "Possêidon" ciclope de "cínclope" ou "cíclope", gratuito de "gratuíto", clitóris de "clíntoris" ou "clítoris", etc.

Também achei curioso a palavra idiota vir de id+ota, significando o id=eu; e o ota= voltado para si mesmo; ou seja; idiota significa originalmente pessoa voltada apenas para si mesma sem se importar com ninguém.

Lendo Alpheu Tersariol aprendi que além de cacofonia ainda existe cacopéia e que hiperbibasmo, metaplasto por sístole ou diástole, não é o mesmo que metafonia. Então, descobri que os erros que citei no primeiro parágrafo consistem em cacopéia e não em metafonia. Veja as explicações dele a seguir:

1- "Hiperbibasmo: É o metaplasmo que consiste na transposição do acento tônico de uma palavra para a sílaba anterior ou posterior. Se a transposição for para a sílaba anterior chama-se sístole; se para a sílaba posterior, chama-se diástole.

(Alpheu Tersariol. "Biblioteca da Língua Portuguesa- vol. 1: Origem da Língua Portuguesa." Ed. LISA- São Paulo-Brasil, 1980. Pág. 57).

2- "Idiotismo: (Idiomantismo): é a expressão própria de uma determinada língua" 
(Idem. Pág. 58)

3-"Metaplasmo: São modificações, alterações que a palavra sofre na sua estrutura interna, acrescentando ou alterando as letras que se compõe, sem modificar-lhe o sentido. Não confundir com afixos."
(Idem. Pág. 59)

4- "Cacopeia: "É o estudo que trata da má pronúncia das palavras.

Exemplos: púdico (deve ser; pudico), rúbrica (deve ser; rubrica), íbero (deve ser, ibero)"
(Idem. Pág. 52)

5- "Metafonia: É a mudança do timbre de uma vogal por influência de um fonema vizinho e final.

Exemplos: cobrir- eu cubro, fogo- fogos, gostoso- gostosa
(Idem. Pág. 58-59)

Aroldo Historiador
06/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário