106-PCN
Qual a importância dos PCN's no ensino médio para a formação profissional e para a vida pessoal do educando?
Primeiramente, entendamos que os Parâmetros Curriculares Nacionais são simplesmente modelos, e neles se dão a obrigatoriedade curricular e as novas tendências educacionais, assim como temas transversais e a interdisciplinaridade.
Temas que ainda são optativos dependem muito da habilidade do educador, que deve inovar para encaixá-los dentro da disciplina, sendo audaz para que aja por parte do estudante o aprendizado voltado, quando possível, para a realidade cultural em que se vive.
Uma das novas tendências, em que há uma luta atual por parte de alguns políticos a fim de tornar obrigatório em todo o Estado Nacional, é o ensino, tanto para crianças como para jovens e adultos, da história local; pois, além de dar maior conhecimento da identidade do eu perante à História, o que por si só já levanta a auto-estima, transmite-se um maior compromisso com a cidadania por aproximar a sociedade de si mesma, por assim dizer.
Um dos fatores que ultrapassam os conteúdos programáticos acadêmicos é a educação, e antes dela a saúde, sem a qual não é possível o bom trabalho com o máximo de qualidade de nenhum pilar da educação.
Outro tema vital para o bom andamento da sociedade é a ética, sem ela perde-se empregos, amigos e muito mais, a confiabilidade, tão vital quanto a capacidade para a sobrevivência em sociedade quanto a competência no ofício exercido pelo sujeito; pois que adianta por no mercado profissionais sem caráter?
A maior formação que a escola pode transmitir como auxílio à vida do sujeito-cidadão é a humana, trabalhando os valores que o conduzirão para uma sociedade mais justa e feliz, sem deixar de lado o fator criticidade, pois felicidade não é dizer sim mas saber lutar pelos direitos merecidos com a importância da cidadania reconhecida.
Aroldo Historiador
27/01/2009
Trabalho da faculdade de História
27/01/2009
Trabalho da faculdade de História
Nenhum comentário:
Postar um comentário