terça-feira, 5 de novembro de 2019

42-OS DIAS DA SEMANA

42-OS DIAS DA SEMANA

Feria = dia de festa no original em Latim cujo significado foi alterado pela influência cristã para "dia sagrado".

Shabba ou Sabbat = dia judeu de repouso. 

Em Inglês: 
Sunday: Dia do sol 
Monday: Dia da Grande-Mãe (Freyam ou Idun) 
Tuesday: Dia de Tyr ou Tyu 
Wednesday: Dia de Odin (Wedin) 
Thursday: Dia de Thor 
Friday: Dia de Freya 
Saturday: Dia de Saturno (Cronus) 

Em Latim: 
Solis dies: Dia do sol 
Lunae dies: Dia da lua 
Martis dies: Dia de Marte (Ares) 
Mercurii dies: Dia de Mercúrio (Hermes) 
Iovis dies: Dia de Júpter (Zeus-Dión-Dia) 
Veneris dies: Dia de Vênus (Afrodite) 
Saturni dies: Dia de Saturno (Cronus) 

Em Espanhol: 
Domingo: Dia de Dominus ("senhor"/"dominato") 
Lues: Lua 
Martes: Marte 
Miércores: Mercúrio 
Jueves: Júpter 
Vernes: Vênus 
Sábado: Sabbat 

Em Português depois de Martinho Dume (século V), bispo de Braga (Portugal) que virou santo: 

Domingo 
Feria secunda ou secunda feria 
Tertia feria 
Quarta feria 
Quinta feria 
Sexta feria 
Sábado 

Aroldo Historiador
2013

Fonte: 
Revista "Aventuras na História", edição 98/setembro-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário