sábado, 16 de novembro de 2019

102-O JUDOCA



Antes de vir para nossa escola, ele era campeão mundial de judô. Aos 28 anos, no auge da fama, abandonou as competições e veio ensinar no curso secundário. Era tudo o que sabíamos dele. Um sujeito bem humorado, de aspecto saudável. Nunca se via nele o menor grau de ira ou melancolia, lia quase compulsivamente, amava esporte como ninguém. Por isso mesmo largar o judô era algo contraditório com o seu perfil, mesmo virando professor de educação física.


_O que o fizera largar o judô no auge da fama, professor?_Indaguei certa vez. Ele desconversou e disse que sua missão na vida agora era formar novos campeões como ele fora. 


Não me convenceu aquele arremedo de resposta, fiquei refletindo sobre o caso sem encontrar lógica alguma. Resolvi, então, investigar por conta própria. o segui até em casa para saber onde morava, anotei o nome da rua e o número.


No dia seguinte, a notícia no jornal: "ex-campeão mundial de judô é preso por furto de mercadorias". O jornal era do ano passado, quando ele realmente estava no topo da carreira. Eu, que até então era um de seus melhores educandos, resolvi não assistir aula naquele dia.

Mostrei o recorte ao delegado, que averiguou e encontrou outros furtos em sua ficha corrida. Pouco depois, o professor surgiu. O delegado o recebeu. O professor pôs fim ao mistério, como prevendo que já confiavam dele.

_Seu delegado, hoje cumpri, nesta cidade, meu último dia de serviços prestados por haver cometido alguns furtos no ano passado. Peço que ligue para a delegacia de minha cidade natal para que eu possa voltar.

_Como eu não fui avisado de sua estada aqui?_Indagou o servidor da lei, perplexo.

_Foi um acordo feito com o juiz a través de meu advogado.

_O que o levou a cometer tais atos contra a lei?

_Acontece que, me envolvi com drogas pesadas, me viciei e fiquei depressivo. Justamente um pouco depois de atingir o auge do sucesso. Estou em fase de tratamento. Ninguém está livre de se viciar, e quando nos achamos super-homens é que isso ocorre com maior facilidade.

Aroldo Historiador

2002
Redação escolar

Nenhum comentário:

Postar um comentário